quinta-feira, 23 de maio de 2013

Cinco orações para o Senhor Narasimha por Srila Bhaktivinoda Thakura.


Cinco orações para o Senhor Narasimha por Srila Bhaktivinoda Thakura.

Enviado por Anjali Dasi
Traduzido por Ramananda Das



Srila Bhaktivinoda Thakura escreveu cinco belas orações para receber a misericórdia do Senhor Narasimha no "Sri Navadvipa Bhava Taranga". Essas orações são uma garantia para todos os devotos sinceros que a adoração do Senhor Narasimha está puramente na linha do amor e devoção aspirados a Sri Sri Radha and Krsna. Estas orações são como seguem:

e dusta hrdaye kama adi ripu chaya
kutinati pratisthasa sathya sada raya
hrdaya-sodhana ara krsnera vasana
nrsimha-carane mora ei to' kamana

Dentro de meu coração pecaminoso, os seis inimigos encabeçados pela lúxuria residem perpetuamente, bem como a duplicidade, o desejo por fama, além de pura esperteza. Aos pés de lótus do Senhor Narasimha, eu espero que Ele irá misericordiosamente purificar meu coração e me dar o desejo para servir o Senhor Krsna.

kandiya nrsimha-pade magibo kakhana
nirapade navadvipe jugala-bhajana
bhaya bhaya paya yan'ra darsane se hari
prasanna hoibo kabe more daya kari

Chorando, eu irei pedir aos pés de lótus do Senhor Narasimha para a benção de adorar Radha e Krsna em Navadvipa, perfeitamente seguro e livre de todas as dificuldades. Quando irá esse Senhor Hari, cuja forma terrível coloca medo no próprio medo, se tornar sempre satisfeito e demonstrar- me sua misericórdia?

yadyapi bhisana murti dusta-jiva-prati
prahladadi krsna-bhakta-jane bhadra ati
kabe va prasanna ho'ye sa krpa-vacane
nirbhaya karibe ei mudha akincane

Mesmo apesar do Senhor Narasimha ser terrificante para as almas pecaminosas, Ele oferece grande auspiciosidade para os devotos do Senhor Krsna encabeçados por Prahlada Maharaja. Quando Ele estará contente para falar palavras de compaixão para mim, um tolo sem valor, e portanto me fazer destemido?

svacchande baiso he vatsa sri-gauranga-dhame
jugala-bhajana hau rati hau name
mama bhakta-krpa-bale vighna jabe dura
suddha cite bhajo radha-krsna-rasa-pura

Ele irá dizer, “Querido filho! Sente-se livremente e viva uma vida feliz aqui em Sri Gauranga-dhama. Que você possa adorar satisfatoriamente o Casal Divino, e que você possa desenvolver apego amoroso para Seus Santos Nomes. Pela misericórdia de Meus devotos, todos os obstáculos são lançados para longe. Com um coração puro, simplesmente execute a adoração de Radha e Krsna, pois tal adoração transborda com o doce néctar.”

ei boli' kabe mora mastaka-upara
sviya sri-carana harse dharibe isvara
amani jugala-preme sattvika vikare
dharaya lutibo ami sri-nrsimha-dvare

Dizendo isto, irá este Senhor agradavelmente colocar Seus próprios pés de lótus sobre minha cabeça? Eu irei experienciar o amor sublime para o Casal Divino Radha-Krsna e experimentar as transformações extáticas chamadas sattvika. Caindo no chão, eu irei rolar na porta do templo de Sri Narasimha.

(Srila Bhaktivinoda Thakura, - "Sri Navadvipa Bhava Taranga", 36-40)

quarta-feira, 8 de maio de 2013

Um pouco sobre as glórias de Sri Gadadhara Pandita


Um pouco sobre as glórias de Sri Gadadhara Pandita
Los Angeles, CA : 30 de maio, 2000
Tridandisvami Sri Srimad Bhaktivedanta Narayana Maharaja


Goura-Gadadhar
[A seguir temos um excerto de uma aula dada em Los Angeles, no dia 30 de maio de 2000. Nessa aula, Parama-pujyapada Srila Narayana Maharaja glorifica vosso Srila Prabhupada, em sua relação com Sri Gadadhara Pandita Prabhu.]

Srila Swami Maharaja veio a este mundo com uma missão de ISKCON, ou seja, Vaisnavismo. Essa é a mesma missão pregada por Sri Caitanya Mahaprabhu, a Suprema Personalidade de Deus, próprio Krsna. Mas Ele é também mais do que isso; Ele não é apenas Krsna. Ele é a combinação de ambos, Srimati Radhika e Sri Krsna. Ele unificou seu poder com o humor de Srimati Radhika.

Sri Caitanya Mahaprabhu estava sempre absorto no humor de Srimati Radhika. A beleza de Radha estava lá, junto com Seu humor interno, que Krsna não possuía. Radhika tem adhirudha-mahabhava, e até mesmo mais que isso. O humor de Krsna ultrapassa Mahabhava, mas depois disso – como servir e agradar Krsna – Ele não sabe. Ele terá de aprender indo a escola de Visaka devi, e às vezes à escola de Lalita Devi. Sem a ajuda de Lalita e Visaka, Ele não pode saborear o humor de Srimati Radhika. Esta era a missão de Sri Caitanya Mahaprabhu – dar o serviço desses humores. O Próprio Krsna não pode fazer isso, mas quando ele adotou o humor interno de Srimati Radhika, Ele pode então saborear tudo em Gambira, sob a guia de Svarupa Damodara (Lalita devi) e Ramananda Raya (Visaka devi).

Naquele tempo Srila Gadadhara Pandita, a Própria Srimati Radhika, estava observando para ver se Mahaprabhu representava seu papel perfeitamente ou não. Se Ele cometesse um erro, com o Humor de Radhika, então, Gadadhara “puxaria as orelhas” de Krsna e diria: “Oh, não é desta forma, Você deve fazer assim...” Quando Mahaprabhu estava cantando: barahapidam nata-vara-vapu, Gadadhara Pandita rapidamente veio e disse: “Você deve cantar dessa maneira:

barhapitam nata-vara-vapuh karnayoh karnikaram
bibhrad vasah kanaka-kapisam vaijayantim ca malam
randhran venor adhara-sudhayapurayan gopa-vrndair
vrndaranyam sva-pada-ramanam pravisad gita-kirtih


[“Usando um enfeite de pena de pavão sobre a cabeça, flores karnikara azuis nas orelhas, uma roupa amarela tão brilhante quanto o ouro e a guirlanda Vaijayanti, o Senhor Krsna exibia Sua forma transcendental como o maior dos dançarinos ao entrar na floresta de Vrndavana, embelezando-a com as marcas de Suas pegadas. Ele enchia os buracos de sua flauta com o néctar de Seus lábios, e os vaqueirinhos cantavam Suas glórias.” (SB.10.21.5)]

Ele estava transpirando, seu coração derretendo, e lágrimas jorravam de Seus olhos como uma chuva forte. Havia alguma falha em Krsna, e Gadadhara Pandita, portanto, O instruía. Pensar que Krsna adotou a beleza e o humor interno de Radhika e se tornou Sri Caitanya Mahaprabhu, e que Gadadhara Pandita então se tornou Rukmini, é completamente errado. Isso não é verdade.
Gadadhar Pandita

Prapujya-carana Srila Swami Maharaja veio com o mesmo objetivo e missão assim como Sri Caitanya Mahaprabhu – as jivas devem ser dadas raga-marga. Elas devem compreender a identidade de Srimati Radhika e a natureza de todos os Seus sentimentos. Porém, quando Srila Swami Maharaja veio à New Jersey, Boston, e Nova York, ele percebeu que devia “cortar um matagal” de ateísmo e niilismo. Se a terra não é fértil, como pode a semente de bhakti germinar? Os matagais eram densos e espantosos, com vários animais selvagens, animais perigosos e cobras venenosas. Levou algum tempo para limpar essa selva, mas ele guardou tudo em seus livros. Ele pediu aos seus discípulos para lerem sobre a vida e o caráter de Prahlada Maharaja, Citraketu Maharaja e outros. Ele tinha tão pouco tempo, por que o sino tocou. Krsna o chamou: “Eu não posso permanecer sem você. Eu preciso de seus serviços. Por favor, venha rápido.” Ele então foi obrigado a voltar para seu Prabhu (mestre). Ele deixou tudo em seus livros. Sim, ele deixou tudo, mas você deve se aprofundar nessas escrituras, com a ajuda de um Vaisnava:

yaha bhagavat pada vaisnavera sthane
ekanta asraya kara caitanya carane
(Antya-lila 5. 131)

[“’Se você quer compreender o Srimad-Bhagavatam:’ ele disse: “Você deve se aproximar de um vaisnava alto-realizado e ouvir dele. Você pode fazer isso quando tiver tomado abrigo completo dos pés de Sri Caitanya Mahaprabhu.’”

Transcritora: Padmavati dasi
Datilógrafa: Premavati dasi
Editor: Syamarani dasi
Tradução para o português: Lalita Priya dasi

As glórias de Gadadhara Pandita

As glórias de Gadadhara Pandita
(uma canção de Locana Dasa Thakura:)


"Glórias, glórias a Gadadhara e Gouranga-Sundara!
Eles são uma só alma em dois corpos separados!
Radha e Krishna, o doce e jovem casal de Vrndavana,
agora apareceram aqui como Gadadhara e Goura-Chandra.
Radha Vrndavanesvari é a personificação do maha-bhava--
Ela agora encarnou como Gadadhara Pandita,
E Vrajendra-Nandana é a personificação do Rei da Rasa--
Ele se manifestou completamente como Gaura-Chandra.

Quem se esforça por adorar o raganuga-marga,
o caminho da devoção espontanea,
segue aos discípulos de Pandita Gosai (Gadadhara Pandita).
Sem seguir-los, não se pode alcançar Vraja.
Por isso os Gosvamis de Vraja são ramificações nessa sucessão discipular.

Aquele em quem Laksmi Devi medita,
inclusive executando austeridades com o propósito de chegar a ele,
mas não alcançando ainda seu desejo --
-- este Vrajendra Nananda é realmente amado por Radha.

Com certeza, ela transborda de prema por ele a cada momento,
e agora Radha voltou como Pandita Gosai,
que está loucamente envolvido nas doçuras nectáreas de Gaura-Prema.
Aquele, que não possuiu apego por Gadadhara,
não pode obter prema-bhakti, mas pelo contrário, é totalmente destituído.
Se alguém não crê nesse principio,
não poderá ser liberado em milhões de nascimentos, e está completamente arruinado

Minhas orações aos pés de Gadadhara-Gauranga,
é que nunca tenho tido associação com seus verdadeiros seguidores.
Eu tenho me deliciado em me associar com ateus pecaminosos,
perfurado pelas lanças dos blasfemos de Gadadhara pandita.
Minha mente está cheia de apego por beber esse licor,
e manteve terrivelmente a compania de outras bebidas.
Mas, com a esperança dos pés de lótus de Gadadhara-Gaura,
Locana Dasa, roga por proteção nesses pés."

Retirado do Gouranga-Lilamrta escrito Krishna Dasa (discípulo de Vishvanath Chakravarti), traduzido da versão em espanhol por Ramananda Das