sábado, 29 de dezembro de 2012

O valor da associação com os devotos puros


 O valor da associação com os devotos puros
(Excursão australiana, 1 de fevereiro de 2000, pm)

Estou feliz que os devotos de várias partes da Austrália e também de várias partes do mundo se reuniram aqui para associação. Vocês poderiam tranqüilamente ter cantado os santos nomes, lido livros e executado outra atividade devocional em seus lares. Vocês podem tranqüilamente fazer isto. Então, por que vieram aqui? Gastaram tanto dinheiro apenas para ouvir hari-katha. Isto é bom sinal.

A associação com os bhaktas elevados é glorificada em todo Srimad Bhagavatam. Srila Bhaktivinoda Thakura escreveu a canção "Sudha bhakata carana renu, bhajana anukula". Qual é o significado dessa canção? A poeira dos pés de lótus dos Vaisnavas elevados, especialmente aqueles na linhagem de Sri Caitanya Mahaprabhu e especialmente na linhagem de Srila Rupa Gosvami, é muito favorável para o sucesso em bhajana. É benéfico escutar quando os rasika Vaisnavas estão falando todo o tipo de hari-katha elevado. Quando Sri Sukadeva Gosvami começou a dar aulas sobre Srimad Bhagavatam, incluindo Sri Narada, Sri Vedavyasa e Sri Parasara Muni, todos os Vaisnavas elevados se reuniram para escutá-lo.
Posso dizer que vocês são muito afortunados. Vocês têm muita sorte. Eu oro a Krishna e a Srimati Radhika pela misericórdia integrada deles na forma de Sri Caitanya Mahaprabhu e Sri Guru Nityananda Prabhu para conceder a misericórdia Dele. Pela misericórdia, Eles não são diferentes e, no entanto, eu disse que me refiro apenas a misericórdia 'Dele' ou 'Dela'.
Penso que a vinda de vocês aqui não será em vão. Nunca será em vão. Mesmo se vocês tiverem muitos desejos, sem problema. Mesmo se vocês tiverem muitas impurezas, não tem problema, uma vez que vocês tenham uma forte fé na associação com os devotos puros. "Sadhu sanga, sadhu sanga sarva sastre koy, lava matra sarva sastra sarva siddhi hoya…" Qual é o significado de sarva siddhi? Toda a perfeição. Se vocês quiserem especialmente sarva siddhi, isto é muito bom. Se vocês quiserem Svarga, alcançar os planetas celestiais, muito bom. Se vocês quiserem Vaikuntha ou se quiserem amor e afeto de Ramacandra como Hanuman, muito bom. Se vocês quiserem ser importantes reis de Dvaraka como Satyabhama e outros, vocês podem conseguir isto muito rapidamente. Além do mais, se quiserem ser um Vrajavasi e se quiserem o amor e o afeto dos Vrajavasis por Krishna, Krishna fará arranjos com Srimati Radhika e dirá, “Oh tente dar a eles este amor”. E imediatamente vocês o terão. E, se Srimati Radhika quiser, então, isto acontecerá rapidamente.
Não tenham dúvidas quanto a isto. Nunca, nunca. Se vocês tiverem alguma dúvida, duplicidade, hipocrisia ou outras indesejáveis mentalidades, então esse sadhu-sanga não dará frutos. Vocês devem ser saddhiam (aquele que não tem ofensa no coração).
Srila Rupa Gosvami explicou sobre os 5 mais importantes itens de bhakti. Quais são eles? Sadhu-sanga, nama-kirtana, bhagavata sravana, Mathura-vasa e sri murtira sraddhaya seva. O significado é que se vocês estão cantando o santo nome em Vrindavana sob a orientação de Sri Rupa Gosvami, se vocês estão em sua linhagem, isto é a coisa mais importante …

tan-nama-rupa-caritadi-sukirtananu-
smrtyoh kramena rasana-manasi niyojya
tisthan vraje tad-anuragi-jaganugami
kalam nayed akhilam ity upadesa-saram
(Néctar da Instrução, v.8)


"A essência de todo conselho é que a pessoa deve usar todo o seu tempo - suas 24 horas por dia – para cantar e se lembrar favoravelmente do nome divino do Senhor, sua forma transcendental, suas qualidades e eternos passatempos, através disso gradualmente ocupando a língua e a mente. Dessa forma, a pessoa deve morar em Vraja [Goloka Vrindavana-dhama] e servir Krishna sob a orientação dos devotos. A pessoa deve seguir os passos dos amados devotos do Senhor que estão profundamente ligados ao serviço devocional  dEle".

Se vocês estão cantando o santo nome, se lembrando ou fazendo qualquer coisa, deve ser sob a orientação de avançados Vaisnavas na linhagem de Srila Rupa Gosvami – e deve ser em Vraja. Se vocês não estão fisicamente em Vraja, então sempre mantenham as suas mentes lá. Todas essas coisas, nama-kirtana, bhagavat sravana e etc., devem ser executadas em elevada associação. Mathuravasa. Mathura significa Vrindavana ou Vraja-mandala, Ksetra-mandala (Jagannatha Puri), Gaura-mandala (Navadvipa) – qualquer lugar – desde que vocês estejam sob a orientação de elevados Vaisnavas. Se vocês estão indo para Navadvipa, deveriam estar sob a orientação de Srila Bhaktivinoda Thakura ou Srila Narottama das Thakura.

Se estiverem executando arcana, este arcana somente não servirá. Entretanto, quando você faz isto sob a orientação de Srila Ragunatha das Gosvami, então, seu arcana será como o dele - banhar Thakurji (a Deidade) com lágrimas e abaná-La com longas olhadelas. Tudo deve ser feito sob a orientação de elevados Vaisnavas. Então, se o seu cantar for em quantidade menor, sem problema. Se o seu arcana for menor, sem problema. Se houver alguma falha, sem problema. Dê importância a aquela associação.
Você não deve pensar, "Oh, ele é um discípulo de meu Gurudeva. Tendo ele boas qualidades ou não, eu devo segui-lo". Isto não será suficiente. Vocês devem sempre manter seus olhos e corações nos elevados Vaisnavas da família de Sri Caitanya Mahaprabhu. Não deve haver consideração de casta ou credo. Devemos tentar seguir essas coisas. Eu quero que Prema Prayojana fale sobre as glórias de sadhu-sanga.
Aranya Maharaja: Em qualquer lugar e em todas as escrituras, as glórias de sadhu-sanga têm sido conferidas. Elas são tão maravilhosas, inimagináveis e milagrosas que não conseguimos explicá-las. É algo tão grandioso. Sri Caitanya Mahaprabhu visitou Mathura-mandala e encontrou um brâmane lá, então começaram o kirtan. Enquanto esse brâmane estava cantando no kirtan, ele chorava. Ele teve sintomas tão extáticos que quando Sri Caitanya Mahaprabhu o olhou, Ele pode compreender uma coisa. Mahaprabhu disse a ele, "Eu acho que você deve ter tido alguma ligação com Sri Madhavendra Puripada. A menos que a pessoa tenha uma ligação com Madhavendra Puripada, ela não consegue ter tal amor transcendental extático pelos pés de lótus de Sri Sri Radha e Krishna". Então, esse é o efeito. Sem sadhu-sanga esse amor transcendental não pode ser realizado. E, sadhu-sanga produz tal efeito milagroso que mesmo as pessoas mais perdidas podem se tornar gigantescas e rapidamente elevadas.
Essa manhã Srila Gurudeva deu o exemplo do brâmane de Mathura e como ele encontrou Gopa Kumara. Gopa Kumara falou tanto hari-katha para ele; ainda assim, ele não havia realizado a importância do assunto. Ele não compreendeu; não sentiu em seu coração. Ele estava somente ouvindo sem qualquer realização. Gopa Kumara compreendeu isso e fez algo que não se encontra disponível com a leitura de livros, algo que não se encontra disponível ao assistir vídeos de qualquer sadhu na televisão, algo que não se encontra disponível ao ouvir alguma fita ou qualquer outro meio. O que ele fez? Ele deu as bênçãos dele. Ele colocou suas mãos sobre a cabeça do brâmane e o abençoou. Em um instante, aquele brâmane se encontrou correndo no caminho para Goloka Vrindavana e se tornou um eterno associado de Krishna – como o próprio Gopa Kumara. A pessoa pode dizer, "Mas isso é impossível. Como isto é possível?"
Srila Narayana Maharaja: Gopa Kumara praticou por muitos e muitos anos e nascimentos e ele foi gradualmente em toda parte. Depois disso, ele foi para Vrindavana e de lá foi para aprakat (imanifesto) Vrindavana. Ele aceitou tantos nascimentos – tantas vezes. Para o brâmane de Mathura, entretanto, ele nunca fez nenhuma prática. Ele alcançou a perfeição apenas pela misericórdia de Svarupa (Svarupa é o nome de Gopa Kumara na sua forma de um vaqueirinho de Krishna em Goloka Vrindavana). O que Svarupa alcançou através de tanta dificuldade, por suas mãos – em um instante – ambos foram diretamente para Goloka Vrindavana. Quão maravilhoso é isto. Não duvidem disto. Não tenham dúvidas. E rapidamente vocês realizarão a mesma coisa.
Aranya Maharaja: Anaradhya radham padamboja renum. Antes de tudo vocês têm que adorar a poeira dos pés de Srimati Radhika. Anasristya vrndatavi tat padamkam. E vocês têm que adorar Sri Vrindavana dhama que é santificada pelas pegadas dos pés de lótus Dela. Asambhasya tad bham gambhira cittam. Vocês devem se associar com aquele devoto cujo coração está totalmente dedicado ao pés de lótus Dela; e devem ouvir as nectáreas discussões dos passatempos de Radha e Krishna de um puro devoto Dela. Só então poderão compreender; só então podem formar alguma idéia ou conceito e só então podem, por fim, realizar o que é o yugala-priti de Sri Sri Radha e Krishna. Do contrário, é totalmente impossível.
Srila Narayana Maharaja: Vocês devem saber e devem ter forte fé no que foi dito aqui. Em elevada associação, primeiro sraddha (fé) com a (prática) sadhana e depois vem sadhya (perfeição). Gradualmente aquela fé irá aumentar e o amor e a afeição por Krishna chegará. Se estamos nos associando com elevados devotos mas mesmo assim a luxúria e o desejo pelo casamento, a riqueza mundana e etc, ainda surge em nossos corações, o que devemos decidir? É esse o fruto da associação elevada? Por que surgiram esses desejos? Existe alguma falha. Tente desistir daquela associação rapidamente. Por outro lado, existem muitos exemplos onde uma pessoa com desejos materiais renunciaram pela boa associação. Um exemplo é a prostituta que entrou em associação com Srila Haridasa Thakura e então se tornou uma santa, uma devota.
Srila Ragunatha dasa Gosvami teve associação com Srila Haridasa Thakura e Sri Svarupa Damodara. Ele nunca desenvolveu desejo pelas coisas mundanas, nem mesmo em sonho. Ou melhor, ele foi gradualmente desenvolvendo a consciência de Krishna e finalmente ele ficava chorando amargamente, "Radhe Radhe"

tavaivasmi tavaivasmi
na jivami tvaya vina
iti vijnaya devi tvam
naya mam caranantikam


"Eu sou Seu! Eu sou Seu! Eu não consigo viver sem Você! Oh Rainha, por favor compreenda isto e leve-me aos Seus pés"

Srila Rupa Gosvami, que é o "Guru do Guru dos Gurus" orava, "Oh Radhike, por favor coloque o meu nome na lista de suas dasis. Se você não o fizer, eu desistirei de minha vida. Mesmo que o meu nome seja o último da lista, sem problema. Mesmo se eu for a dasi da dasi da dasi de sua dasi, sem problema. Eu quero ser a dasi da dasi da dasi de sua dasi. Então por favor ponha meu nome na lista; ou então, eu desistirei de minha vida"

ha! devi kaku-bhara-gadgadayadya vaca
yace nipatya bhuvi dandavad udbhartartih
asya prasadam adbhudasya janasya krtva
gandharvike tava gane gananam vidhehi


"Oh Devi Gandharvike! Em total desespero eu me atiro ao chão como uma vara e com a voz embargada Lhe imploro humildemente que, por favor seja misericordiosa com esse tolo e considere-me como sendo Seu"

Esse é o resultado de sadhu-sanga. Se você está pensando, entretanto, "Oh, a luxúria está vindo; eu devo casar. Eu devo ter uma casa enorme e muitas riquezas", isso não é o resultado da boa associação. Neste momento você deve pensar, "Onde está a falha?" e tentar reparar. Eis por que o Srimad Bhagavatam diz:

jnane prayasam udapasya namanta eva
jivanti san mukharitam bhavadiya vartam
sthane sthitah sruti gatam tanu van-manobhir
ye prayaso jita jito 'py asi tais tri-lokyam
(C.C. Madya 8 Ch Verse 67)


[Srila Narayana Maharaja pede a Syamarani dasi para falar] No Caitanya Caritamrta tem uma maravilhosa discussão de Sri Caitanya Mahaprabhu e Raya Ramananda. Sriman Mahaprabhu está perguntando a Sri Raya Ramananda, "Qual é a essência da perfeição da vida?". Esse verso representa a primeira sugestão dele que o Senhor Caitanya não rejeitou dizendo, "Isto é externo; diga outra coisa". Ouvindo essa sugestão, o Senhor Caitanya disse, "Muito bom. Você pode prosseguir"
'Jnane' tem dois significados. Geralmente significa especulação mental culminando no desejo de se tornar um com o Supremo. Mas tem outro significado: se tornar um 'jnani bhakta', um devoto que está ciente da riqueza de Deus. Tal devoto está ciente que Krishna é a Suprema Personalidade de Deus. Sri Ramananda Raya está dizendo, 'jnane prayasama uda pasya namanta eva'. A pessoa deve desistir do conceito de que Krishna é a Suprema Personalidade Deus, em troca, escutar os doces passatempos de Vrajendranandana Krishna dos lábios de um devoto puro. Não importa em que posição a pessoa esteja nos varnas ou asramas. Sthane sthitah sruti gatam tanu van-manobhir. Não importa se a pessoa está numa posição caída, ou como Srila Gurudeva mencionou, se tem muito anarthas; se ele é um brâmane, ksatriya, ou vaisya; ou se ele é um sannyasi ou um grhasta. O que quer que a pessoa seja, se a pessoa se resignar a escutar e seguir o que escuta com corpo, mente e palavras, então não importa onde esteja em qualquer lugar nos três mundos, tais tri lokyam, jita jito pyasi, ela se torna pura. Naquele momento o inconquistável Senhor Ajita, que nunca foi conquistado por ninguém, é conquistado por aquele devoto".
Srila Narayana Maharaja: Srila Sanatana Gosvami está nos falando sobre sadhu-sanga. Neste mundo alguém pode, conscientemente ou inconscientemente, estar em associação com uma pessoa luxuriosa que fuma, toma drogas ou faz todas as outras coisas ruins, cujo caráter é muito perdido. Se você tomar seus alimentos com ele,se você dormir ao lado dele, qual será o resultado? Você irá para o inferno. Você se tornará igual a ele. Seu caráter será perdido e você começará a tomar drogas e todas as outras coisas. Você estará muito longe de bhakti e então sua vida será corrompida. Similarmente, se mesmo inconscientemente, você consegue a associação de um elevado Vaisnava e toma os alimentos com ele, fala com ele e sempre está com ele, qual será o resultado? Todas as boas qualidades dele entrarão em você e sua vida será bem sucedida.
Suponha que você tenha a oportunidade de estar em elevada associação de um devoto avançado que tenha muito bom caráter e que tenha muito amor e afeto por Krishna e pelo cantar e lembrar hari-katha. Mesmo se este devoto não estiver falando nenhum hari-katha, você deve sentar-se com ele. Não desista de sua associação. Mesmo se ele falar sobre as coisas mundanas, existirá muito mais benefício nisto. De alguma forma ele trará os passatempos de Krishna como um truque e irá converter todas as coisas mundanas em elevado hari-katha (passatempos). Entretanto, mesmo se ele não estiver falando hari-katha, você deve tentar estar em associação com ele.
Mesmo se aquele devoto não estiver dando nenhuma instrução, você deve tentar estar com ele. Vidura declarou no Srimad Bhagavatam:

yat sevaya bhagavatah
kuta-sthasya madhu-dvisah
rati-raso bhavet tivrah
padayor vyasanardanah
(S.B. 3.7.19)


"Ao servir os pés do mestre espiritual, a pessoa fica capacitada a desenvolver êxtase transcendental no serviço da Personalidade de Deus, que é o imutável inimigo do demônio Madhu e cujo serviço vence as aflições materiais da pessoa"

Esse é um sloka genial e Sri Sanatana Gosvami explica em seu comentário. A pessoa deve servir o elevado bhagavata que é bhagavatas utasta madudvisa.
A associação daqueles que estão servindo Svayam Bhagavan Krishna é altamente desejável. Mesmo se não existir nenhuma avidez por aquela associação e minha mente não estiver gostando disso; mesmo se alguma sonolência ou alguma ociosidade vir, ainda assim não desistirei. Eu ficarei com ele; eu sempre ficarei com ele. E qual será o resultado? Rati-raso bhavet tivrah - a pessoa desenvolve êxtase transcendental no serviço.
Srila Sanatan Gosvami explica que 'kutastah' significa “ele que deixou tudo totalmente – todas as coisas mundanas”. Kutastah significa desejos mundanos, luxúria e etc. Se a pessoa deixou todos os tipos de desejos por Svarga e moksa e mesmo pelo serviço a Dvarakadisa e todos os outros avatares de Vaikuntha, ela é kutasta. Além disso, 'kut' significa montanha e nesse caso kutastah significa a pessoa que está sempre na montanha. Quem é este? Krishna Bhagavan. Ele está sempre na Colina de Govardhana. Ele também é conhecido como Madhudvisa; e o que Ele está fazendo como Madhudvisa? Ele está sempre degustando madhu, o mel da associação das gopis, sakhas e outros. Se você está servindo e se associando com um bhakta desse Madhudvisa, Krishna, que toma conta do rebanho de vacas e toca nos bosques de Govardhana, então, rati-raso bhavet tivrah. Rati significa bhava (emoção transcendental). Logo bhava pelos pés de lótus de Krishnacandra se manifesta. Tem também outro significado para rati. Rati raso. Uma avidez pura para entrar em rasa (o sabor da doçura que se experimenta num relacionamento específico com Krishna) vem ao coração. A avidez logo virá. Rati-raso bhavet tivrah.
As gopis estão dançando na Colina de Govardhana e Krishna também está dançando ali. Pode ser que Krishna diga as gopis, "Oh, agora vocês estão cansadas e estão suando". Ele pega Sua pitambara (manta amarela) e enxuga o suor delas. Ele então pergunta, "Oh, posso desamarrar os guizos de seus tornozelos? Vocês estão cansadas, posso massagear vocês?" Isto se chama 'rasa'.
Podemos entrar em rasa ao ouvir e também pela associação com esse tipo de bhakta. Quem sabe você está na assembléia de Srila Rupa Gosvami e lá está Srila Ragunath Bhatta Gosvami ensinando o Srimad Bhagavatam. Ou você devesse vir a Jagannatha Puri, no conselho de Tota-Gopinatha. Quem está falando o Srimad Bhagavatam? Sri Gadhadhara Pandit. E quem é o srotya, o ouvinte? Sri Caitanya Mahaprabhu está ouvindo junto com muitos outros como Sri Svarupa Damodara, Sri Ramananda Raya, Sri Ragunatha das Gosvami e, às vezes, Sri Rupa Gosvami e Sri Sanatana Gosvami podem se encontrar lá. Sri Sikimahiti e Srimati Madhavi devi podem também estar lá. Quem está falando? Sri Gadadhara Pandit. Quem é ele? Ele é na verdade Srimati Radhika. Srimati Radhika está lecionando sobre o Srimad Bhagavatam, Rasa pancadyaya (os 5 capítulos explicativos de Rasa-lila).

tava kathamrtam tapta jivanam
kavibir iditam kalmasapaham
sravana mangalam srimad-atatam
bhuvi gnanti ye bhurida janah
(SB.10.31.9)


"O néctar das palavras Dele e as descrições das atividades Dele são a vida e a alma daqueles que estão sempre aflitos neste mundo material. Esses relatos são transmitidos por louváveis personalidades que arrancam todas as reações pecaminosas. Quem ouvir esses relatos alcança a boa sorte. Esses relatos são transmitidos em todo o mundo e estão cheios de poder espiritual. Aqueles que espalham a mensagem de Deus são certamente os trabalhadores mais generosos para o bem estar social"

Que elevada associação é esta? E qual é o resultado de estar em tal associação? Rati raso bhavet tirva.Você terá tanta avidez para entrar naquele rasa. Essa é a coisa mais elevada; você não consegue nem imaginar. Você deve conhecer os benefícios de um louvado Vaisnava vindo de qualquer lugar. Srila Bhaktivedanta Svami Prabhupada veio. Por que ele veio? O que ele compreendeu em tantas vidas passadas, o que aprendeu com seu Gurudeva por tantos anos – ele veio para dar todas essas coisas. Ele podia ter dado tudo em um instante, em um momento, mas vocês não eram suficientemente qualificados para entrar naqueles tópicos.
Similarmente, eu servi meu guru-varga (sucessão discipular de mestres espirituais fidedignos) e então compreendi algo, e também vim para dar essas realizações. Às vezes eu ficava preocupado achando que não pudesse dar todas essas verdades, por que eu não sou tão qualificado, ou pode ser que ninguém seja tão qualificado para compreendê-las. Mas realmente, eu não sou egoísta. Eu vim apenas para ajudar e para dar a mesma coisa. Eis por que estou explicando esses tópicos nessa aula. Se, entre milhares e milhares, centenas e centenas, de alguma forma, uma pessoa rara adquirir esse katha, então isto será um grande ganho para todo o mundo.
Depois de mim, haverá outro guru. E depois desse guru, outro guru que dará tudo isso para outras pessoas. E entre aquelas pessoas, alguma será qualificada. Desse modo, na linhagem do guru parampara, esse katha prosseguirá. Caso contrário, se não damos todas essas coisas o elo se partirá, e o que acontecerá? Todos irão privar-se da felicidade. Então, tenha você muito gosto ou não, de alguma maneira, vocês devem tentar estar aqui e ouvir todas essas verdades. Gradualmente vocês verão que todo o tipo de luxúria e desejos mundanos irão cessar rapidamente.

tasmin mahan-mukharita madhubhir-caritra-
piyusa-sesa-saritah parith sravanti
ta ye pibanty avitrso nrpa gadha-karnais
tan na sprsanty asana-trd-bhaya-soka-mohah
(S.B. 4.29.40)


"Meu querido rei, no local onde devotos puros vivem, seguindo as regras e as regulações, e assim puramente conscientes e ocupados com grande ânsia em ouvir e cantar as glórias da Suprema Personalidade de Deus, naquele local se a pessoa tem a chance de ouvir o constante fluxo de néctar deles, que é exatamente como as ondas em um rio, a pessoa esquecerá as necessidades da vida, ou seja, fome e sede, e se tornar imune a todos os tipos de medo, lamentos e ilusão"

Qual é o significado? Vocês não podem me agradar em nada, nem com dinheiro nem com elogios. Eu sou tão elogiado, tão glorificado, e estou cansado disto. Vocês devem pegar um pouco do que estou discutindo. Isto é tudo que eu quero. Às vezes eu vejo que alguém fica sonolento e quer sair. Então eu tenho o remédio para isso. Pimenta em pó. Quando vocês ficarem sonolentos, apenas dê esse castigo aos olhos e diga, "Por que vocês são assim?". Tentem ouvir com muita atenção. Vocês vieram de muito longe, de locais distantes, e estão desistindo de todas as outras coisas apenas para isto. Se vocês pegarem só um pouco, minha vinda terá sido bem sucedida. [Srila Narayana Maharaja pede a Navina Krishna Prabhu para falar]
Navina Krishna Prabhu: Srila Gurudeva estava explicando a glória de sadhu-sanga. Ele citou um sloka, "tasmin mahan-mukarita..." Ele disse que veio para distribuir suas realizações. Entre milhares e milhares de devotos, se uma pessoa compreender a sua realização, ele acha que a sua vinda e sua pregação no Ocidente foi bem sucedida. Por que? Porque aqueles que aceitarem podem distribuir essa idéia, esse conceito, essa realização a outros.
Por exemplo, muitas fontes estão vindo dos Himalaias e não existe fim para esta água. Similarmente, quando um sadhu está falando hari-katha do Srimad Bhagavatam, então, automaticamente como uma fonte, os passatempos de Krishna são realizados e vistos por seus corações. Ele está explicando todos os tópicos sobre Krishna, e estes tópicos vêm automaticamente, sem qualquer esforço. Madhubid caritra. Qual é a característica de Madhubid? Madhubid é Krishna que pode destruir o demônio Madhu. Madhu também significa luxúria, e Madhubid é Ele que pode destruir a luxúria. Ao ouvir, não podemos compreender quem é essa personalidade.
Srila Narayana Maharaja: Qual é o exemplo de madhubic caritra? O premalap de Krishna, Suas conversas amorosas ou diálogos com as gopis. Isto é muito doce rasala (néctar). As gopis dizem, "Oh Krishna, nós estamos muito sedentas"
"Oh, vocês podem ir até o Yamuna, ou aqui e ali, e podem pegar água"
" Não, eu estou com muita sede de seu amor e afeição"
Isto é uma doce conversa e existem outras coisas mais.
Srimati Radharani está furiosa em divyonmada. Jalpa, prajalpa e etc (existem 10 tipos de conversas em zanga transcendental descritas no sastra) estão ocorrendo e Uddhava está ouvindo e vendo todos esses passatempos. "Madhuva kitava bandhu..." “Oh zangão, você deve ir embora daqui imediatamente. Você é um beberrão e impuro. Vá agora. Eu não quero te ver. Você quer cair aos meus pés e dizer alguma mensagem de Krishna”. Isto é madhuriccarita. Piyusa sesa. É mais do que néctar e o ouvinte de hari-katha está sempre bebendo esse néctar. Como? Não com a boca, mas com o coração. Ele nunca ficará satisfeito em milhões e milhões de anos. Ele dirá, "Oh, tem que ter mais; tem que ter mais"
Nós temos que beber com os nossos ouvidos. No mundo material nós bebemos com a boca, mas nesse caso não devemos beber com a boca. Devemos beber essa bebida de néctar vinda do sadhu fidedigno com os ouvidos. E qual será o efeito? Quando você ouve com os ouvidos, então, 'pravista karuna'  Krishna entrará pelos seus ouvidos – por que não tem diferença entre Krishna e krsna-katha. Pela misericórdia sem causa do Guru e dos Vaisnavas, Krishna entrará em seu coração através do hari-katha. Quando Krishna entrar, Ele nunca mais sairá. Naquele momento, bhava irá se manifestar em nossos corações e então podemos controlar Krishna lá.
Pois nós temos muitos tipos de anarthas (hábitos e mentalidades indesejáveis) – e especialmente luxúria – então Sri Sukadeva Gosvami está dizendo outra coisa. Krishna purificará tudo. Srila Sukadeva Gosvami dá o exemplo que na estação chuvosa todos os rios e cachoeiras se tornam lamacentos. Mesmo se você quiser purificá-los, eles ficarão lamacentos quando a chuva chegar novamente. No entanto, quando a estação do outono chega, a água fica transparente – automaticamente – sem qualquer esforço. Similarmente, se você quer se livrar da luxúria, raiva e anarthas por seu próprio esforço, isto não é possível. Entretanto, se você tiver sadhu-sanga, se estiver sob a orientação de um Gurudeva fidedigno e ouvir esses passatempos dele, isto será muito poderoso.
Madhava Maharaja: Srila Maharaja disse que isto será muito poderoso. Krishna virá em seus corações e arranjará para que as coisas ruins nunca mais cheguem aos seus corações. Gurudeva é muito misericordioso. Ele explicou de maneira simples, como uma mãe ensina seu filho, pegando em sua mão e escrevendo 'A,B,C'. O menino não sabe nada, então o pai e a mãe ensinam. Similarmente, Srila Gurudeva é tão misericordioso, nos dando a essência dos comentários de Sri Sanatana Gosvami.

(Esta aula foi um pouco antes da iniciação de sannyasi de Prema Prayojana Prabhu (Aranya Maharaja) e de Navina Krsna  Prabhu (Madhava Maharaja)

(Palestra de Bhaktivedanta Narayana Maharaja extraída de www.purebhakti.com, sob a guia de Pujyapada Vana Maharaj)

tradução e revisão: colaboradores do Instituto Vidya Nagar

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Eu vim para lembrar vocês

Eu vim para lembrar vocês





            Srila Bhaktivedanta Narayana Maharaja no templo em Hilo.

Hilo, Hawai: 4 de Fevereiro , 2005 am
Tridandisvami Sri Srimad Bhaktivedanta Narayana Maharaja




Quando eu cheguei aqui pela Primeira vez, eu me lembrei de Mula Prakriti.* [ver no fim da página]. Ela era muito gentil. Ela serviu de inúmeras formas seu Gurudeva, Srila Bhaktivedanta Swami Maharaja; e em sua relação com ele, ela também me serviu de várias maneiras. Ela revelou ao mundo todo, minha relação com Srila Swami Maharaja e meu serviço a ele, e publicou dois livros: “My Siksa Guru and Priya Bandhu” e “Srila Prabhupada, a friend to all.” Agora, muitas pessoas em todas as partes do mundo sabem sobre nossa relação. Se alguém quer saber mais sobre o assunto, então, deve ler esses dois livros.
Mula-prakriti também traduziu e publicou uma transcrição do último encontro de Srila Swami Maharaja comigo. Essa transcrição revela como ele estava lamentando em afeição por mim, e revela o que ele me pediu pra fazer. Eu estou agradecido a ela; não posso retribuí-la.
Eu vim aqui apenas para lembrar todos vocês, de vários lugares do mundo, o que Srila Bhaktivedanta Swami Maharaja ensinou, o que Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura e Srila Bhaktivinoda Thakura ensinaram e o que Srila Rupa Gosvami e nosso guru-parampara ensinaram.
Srila Swami Maharaja pregou ao redor do globo em apenas alguns anos. Foi maravilhoso ele ter viajado para tantos lugares em tão curto tempo; não apenas em vários países, mas em montanhas e em ilhas no meio do oceano – assim como aqui no Hilo. Ele costumava escrever livros em Honolulu. Eu tenho seguido seu exemplo, e por isso também estou escrevendo aqui.


Eu vim apenar para relembrá-los do que ele disse. Por exemplo, ele nos ensinou os dois seguintes versos do Srimad-Bhagavatam: 
  
labdhva su-durlabham idam bahu-sambhavante
manusyam artha-dam anityam apiha dhirah
turnam yateta na pated anu-mrtyu yavan
nihsreyasaya visayah khalu sarvatah syat
[Depois de muitos e muitos nascimentos e mortes alcançamos a rara forma de vida humana que, embora temporária proporciona a entidade viva a oportunidade de atingir a perfeição máxima. Por isso, um ser humano sóbrio de imediato deve esforçar-se pela perfeição ultima da vida e não cair no ciclo de repedidos nascimentos e morte. Afinal, o gozo dos sentidos é disponível mesmo nas mais abomináveis espécies de vida, ao passo que a consciência de Krsna só é possível para um ser humano.” (Srimad-Bhagavatam, 11.9.29)]


nr-deham adyam su-labham su-durlabham

plavam su-kalpam guru-karnadharam
mayanukulena nabhasvateritam
puman bhavabdhim na taret sa atma-ha
[“O corpo humano que pode conceder todo o benefício da vida, é obtido automaticamente pelas leis da natureza, embora ele seja uma conquista muito rara.Pode-se comparar este corpo humano a um navio perfeitamente construído que tem o mestre espiritual como capitão e as instruções da Personalidade de Deus como ventos favoráveis impelindo-o em seu curso. Considerando todas essas vantagens, o ser humano que não utiliza sua vida para atravessar o oceano da existência material deve ser considerado o matador da própria alma.” (Srimad-Bhagavatam 11.20.17)]
Nós somos muito afortunados te termos esta forma humana; vocês não devem pensar que é fácil de se obter. Até mesmo semi-deuses querem ser humanos nesse mundo, por que com esta forma humana podemos realizar nossa natureza e forma transcendental. Nossa verdadeira religião, nosso dharma ou função constitucional, é servir Krsna e Srimati Radhika, especialmente no humor mais elevado – o humor das gopis. 


aradhyo bhagavan vrajesa-tanayas tad-dhama vrndavanam

ramya kacid upasana vraja-vadhu-vargena va kalpita
srimad bhagavatam pramanam amalam prema pum-artho mahan
sri-caitanya mahaprabhor matam idam tatradarah na parah
[“A Suprema Personalidade de Deus, o filho de Nanda Maharaja, deve ser adorado junto com sua morada transcendental, Vrndavana. A forma mais prazerosa de se adorar o Senhor é aquela que foi executada pelas gopis de Vrndavana. Srimad-bhagavatam é a autoridade mais perfeita em tudo, e amor puro por Deus é nosso objetivo final. Essas instruções, pelas quais temos o maior respeito e consideração, são as opiniões de Sri Caitanya Mahaprabhu.” (Srila Visvanatha Cakravarti Thakura)]
Nesta forma humana você pode servir Sri Sri Rdha e Krsna, e você pode ter associação de vaisnavas elevados. O mundo nunca está desprovido desse tipo de sadhu. De alguma forma ou de outra eles estão sempre presentes; de outra maneira o mundo estaria numa condição perdida. Não há propósito neste mundo sem a presença de um devoto puro. Vários devotos como Sri Narada e Srila Vyasadeva estão viajando em várias formas, mas não podemos reconhecê-los. Então, nessa forma humana de vida, antes da morte chegar – sem atraso, de uma vez, não amanha nem hoje, mas agora – aceite iniciação de um guru elevado. Sob sua guia, tente seguir as instruções de Sri Caitanya Mahaprabhu e Srila Rupa Gosvami. Então, sua vida será bem sucedida.  

O desfrute da vida através do gozo dos sentidos está presente em todas as partes do mundo. Não percam nenhum momento; sigam todas as instruções do mestre espiritual. Abandone todos seus desejos por gozo dos sentidos e jogue-os no Oceano Pacifico. A partir de hoje, tentem servir Sri Sri Radha e Krsna. Não sabemos quando a chegará a morte; em qualquer instante as grandes ondas do Tsunami podem vir.   


Então, não fiquem engajados em gozo dos sentidos. Se você nascer como um porco ou um asno você terá facilmente todas as oportunidades para gozo dos sentidos. Por que estão tão preocupados com isso? De preferência, devemos engajar nossa vida em serviço a Sri Krsna.

  
É dito no Srimad Bhagavatam: 
vasudeve bhagavati
bhakti-yogah prayojitah
janayaty asu vairagyam
jnanam ca yad ahaitukam
[Aquele que presta serviço devocional a personalidade de Deus, Sri Krsna, imediatamente adquire conhecimento sem causa e desapego do mundo.” (Srimad-Bhagavatam 1.2.7)]
Se você está cantando o poderoso santo nome e ouvindo hari-katha da boca de lótus de um vaisnava, se você está realmente ouvindo à recitação das glórias de Krsna e cantando do fundo do seu coração, então, desapego do mundo, da intoxicação da luxuria e de desejos materiais irão de uma vez embora. Mais adiante, todos os tipos de tattva-jnana, sabedoria transcendental realizada de sua relação com Krsna e prema bhakti virão.

Se a luxúria não está indo embora e você esforçando-se para casar cinco ou seis vezes, ou até mesmo nove vezes, então, o que é isso? Tolice. Um casamento é suficiente, e depois disso você deve desapegar através de hari-katha. Esta instrução não é apenas para homens, mas também para mulheres. Eles também não estão livres para casarem cem vezes. Pelo resto de sua vida, seu tempo deve ser dado a krsna-bhajana; então, sua vida será bem sucedida.     

Srila Swami Maharaja disse todas essas coisas, não com essas exatas palavras mas em outras, pois isso é a essência de todas as literaturas védicas incluindo Srimad-bhagavatam. Por que você não pode lembra-se disso? Depois da minha partida anterior daqui, por que vocês ficaram fracos? Não sejam fracos.

Tente de qualquer maneira não se casar. Eu ofereci vocês em casamento ao próprio Senhor Krsna. Por que procurar por um marido mortal, luxurioso e engajado em coisas inúteis – um patife. Eu não estou dizendo a palavra “patife”; Srila Swami Maharaja está dizendo.

Eu peço a todos vocês que dêem sua energia, pelo resto de sua vida, para consciência de Krsna; e também ajudem outros. Tentem não ficar engajados em gozo dos sentidos e todos os outros tipos de atividades inúteis. Não se preocupem por sua proteção e sustentação. Se o Senhor Krsna pode manter todos os pássaros, arvores e tudo mais, por que Ele não irá nos manter?    

Se sofrimentos então vindo sem serem chamados, por que a felicidade não virá também? Krsna irá pessoalmente implorar por nosso benefício, e Ele suprirá todas suas necessidades. Então, por que ficar preocupado? Essas são palavras muito poderosas.


Por favor, façam uma programação para nossas aulas, anunciando quem falará de manhã e de tarde. De noite eu virei. Durante esta longa semana de festival de hari-katha, vocês não terão que cozinhar. Cozinhar, oferecer comida a Krsna e servir a prasadam estão automaticamente acontecendo, e a sua única responsabilidade é sentar-se e comer prasadam. Padmanaba Maharaja, Asram Maharaja, Srauti Maharaja e outros, também pessoas locais – devotos qualificados como Mahibharata – deverão falar. Estou muito feliz de reencontrar tantos devotos depois de tanto tempo. Estou feliz por vários de vocês terem vindo de tão longe – até mesmo da Índia.   

Uma última coisa; Quero convidar todos vocês para virem a Navadvipa. Esse ano nós iremos realizar um novo parikrama em um novo lugar. Eu gostaria de muitos tocadores de mrdanga e pessoas que façam kirtana, como Sravana Kumar, Krsna-Caitanya, Radhanatha e Puspadanta. É algo novo; Estamos organizando a construção de um novo templo, para então podermos acomodar vários devotos, todos vocês deverão ajudar com o projeto. 
Gaura Premanande!



[*Nota final: Mula-prakriti dasi é uma das discípulas sênior de Srila Bhaktivedanta Swami Prabhupada. Ela foi uma das primeiras distribuidoras de livros, e ela ensinou outras pessoas em vários lugares do mundo a distribuírem livros. Foi ela e seu marido que fundaram a comunidade de Badger (New Vraja) na Califórnia, e quem primeiramente convidou Srila Narayana Maharaja a ir lá durante sua primeira turnê mundial em 1996. Foi ela e seu esposo que estabeleceram o templo em Hilo, Hawai, e dois anos antes, na chegada de Srila Narayana Maharaja, ele disse: “Este templo foi feitos pelas lágrimas de Mula-prakriti. Ela deixou esse mundo na sagrada cidade de Vrndavana, no verão de 2004, na índia. No meio do Kirtana de amados devotos.] 

Conselheiros editoriais: Sripad Madhava Maharaja e Sripad Brajanatha dasa
Editor: Syamarani dasi
Transcrição: Vasanti dasi
Datilógrafa: Anjali dasi

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Entrevista com Srila Gurudeva sobre a Sociedade Internacional de Bhakti Yoga Pura



Yasoda-nandana dasa: Gurudeva, no nosso encontro da Bhakti Trust você me perguntou, “Onde está a Sociedade?”. Nós estamos trabalhando para ter a sociedade funcionando, e nós queremos ter uma entrevista com você na página principal do website da nossa Sociedade. Desta maneira as pessoas vão entender melhor o que é a Sociedade.
(Para todos os devotos) Eu estou perguntando a Srila Gurudeva algumas questões, no Brasil, em 15 de Janeiro, sobre a Sociedade Internacional Bhakti Yoga Pura que ele nos ordenou a criar. [Estavam presentes Sripad Madhava Maharaja, Brajanath dasa, Yasodanandana dasa, Syamarani dasi, Ananga Mohini dasi e Vasanti dasi].
(Para Srila Narayana Gosvami Maharaja) Gurudeva, você quer que haja uma sociedade, e se sim, porque?

Srila Narayana Gosvami Maharaja: Eu quero que tudo que esteja acontecendo agora continue depois de mim, tais como a distribuição dos meus livros e minha pregação pelos sannyasis e outros. A pregação de nossos sannyasis é o fator principal. Eles devem se encontrar e decidir quem vai aonde. Pois senão, eles irão acabar em um mesmo lugar ao mesmo tempo. Também, meu Navadvipa parikrama e Vraja-mandala parikrama devem acontecer como de costume. Para todo esses propósitos deve haver uma Sociedade.

Yasodanadana dasa: Você me pediu para estabelecer a Sociedade. Porque a Sociedade, Gurudeva?

Srila Narayana Gosvami Maharaja: Se não há sociedade, todos irão se separar. Eles irão se espalhar; não haverá controle.
Nos encontros, mesmo que sejamos doze membros, todos os sannyasis devem comparecer. Eles são o fator principal e deve-se dar respeito a eles.

Yasodanandana dasa: Qual é o papel que você vê que a Sociedade tem na missão do Senhor Caitanya?

Srila Narayana Gosvami Maharaja: Nós estamos pregando a vida e filosofia de Sri Caitanya Mahaprabhu em todos os lugares. Nós estamos publicando muitos livros.

Yasodanandana dasa:
Depois de um parecer dos devotos, e da sua intervenção, foi decidido o nome Sociedade Internacional Bhakti Yoga Pura (International Pure Bhakti Yoga Society), a ser conhecida como Sociedade Bhakti Yoga Pura para abreviar. Você pode confirmar que este é o seu desejo?

Srila Narayana Gosvami Maharaja: Sim. Assim como ISKCON, IPBYS. Isto deve ser pregado em todos os lugares. Todos devem saber que nós somos a Sociedade Internacional Bhakti Yoga Pura.

Yasodanandana dasa:
Você está feliz com este nome?

Srila Narayana Gosvami Maharaja: Sim, muito feliz. Eu acho que você não está feliz com este nome.

Yasodanandana dasa:
Eu estou feliz porque é o desejo da maioria dos devotos e o seu. Eu somente queria confirmar com você em vídeo, porque diferentes devotos tem idéias diferentes. Eu estou feliz porque você está feliz. Como você deseja que os devotos sirvam a Sociedade?

Srila Narayana Gosvami Maharaja: Tal como eu estou fazendo – pregando em todos os lugares, publicando livros, e distribuindo livros. Como Syamarani dedicou sua vida a mim, pregando em todos os lugares, editando meus livros.

Brajanath dasa: No último ano em Miami, você teve conversas com Mahabuddhi prabhu e Padmanabha Maharaja. Mahabuddhi prabhu lhe perguntou como sua missão irá continuar no futuro. Você respondeu que todos os pregadores, especialmente sannyasis devem ser ideais - trnad api sunicena – não ter interesses para si mesmos, e então facilmente será continuado.

Srila Narayana Gosvami Maharaja: Honrando uns aos outros.

Yasodanandana dasa:
Obrigado, Gurudeva.

Srila Narayana Gosvami Maharaja: Obrigado. Obrigado a Ananga Mohini por dar a inspiração para perguntar todas as questões. Se ela estiver presente onde estiver acontecendo o encontro, ela também deve ser chamada ao encontro.

Yasodanandana dasa:
Sim, boa.

Srila Narayana Gosvami Maharaja: Syamarani é uma pregadora, ela também deve ser chamada.

Yasodanandana dasa: Bom. Nós precisamos algumas mulheres fortes nos encontros.

Srila Narayana Gosvami Maharaja:
Pelo menos uma.

Ananga Mohini dasi: Para você, como as senhoras podem participar na Sociedade?

Srila Narayana Gosvami Maharaja: Eles irão lhe chamar, e você deve sentar nas reuniões. Se houver alguma coisa relevante para falar, você deve falar; tal como nós chamamos Syamarani para que fale.

Tradução: Ramananda Das

Bhaktivedanta Trust International - BTI

Bhaktivedanta Trust International - BTI 
Queridos devotos, Houston 5 de abril de 2010. 


Por favor, aceite nossos dandavats pranams, todas as glórias a Sri Guru e Sri Gauranga e todas as glórias a Sri Sri Radha Vinode Bihariji 


Em 8 de Fevereiro de 2010, Srila Gurudeva estava em Mauritius; ele falou com Sripad BV Madhava Maharaja e com Brajanath dasa; Acyutananda Brahmachari também estava presente. Gurudeva deu uma ordem clara para ser aceita como uma resolução pela Bhaktivedanta Trust 
International. Ele instruiu que duas vezes ao ano, na época do Kartik e na época de Sri Gaura Janma Mahotsava, haverá encontros envolvendo todos os sannyasis e todos os devotos que são responsáveis pela administração de nossos Maths, centros de pregação, e times de seva. 


Aqui estão as palavras exatas da resolução: 
“Queridos membros! Minha deliberação é como segue: 
Na minha ausência, qualquer decisão importante e final é para ser feita em um encontro combinado, incluindo todos os Sanyasis, comandantes de Math, e eminentes chefes de família pregadores. Este encontro será convocado duas vezes ao ano durante Sri Gaura Janma Mahotsava e no mês de Kartik na época do Sri Vraja Mandala Parikrama.? 
A ordem de Srila Gurudeva se manifestou espontaneamente e não foi em resposta para a questão, idéia, ou sugestão, de alguém, nem estava no contexto da discussão geral. Ele enfatizou que era o desejo de Srila Bhaktivinode Thakur, Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakur Prabhupada, e Srila Bhaktivedanta Swami Maharaja, que a pregação deveria acontecer de uma maneira organizada. Tal como eles aconselharam a formar um corpo administrativo para fazer decisões maiores relacionadas em espalhar e praticar a mensagem de bhakti pura, nós queremos seguir esse mesmo conceito; 


Repetidamente no curso dos catorze anos das viagens mundiais de Gurudeva, ele expressou a necessidade para os devotos co-operarem. Ele nós quer servindo juntos e continuar sua missão, que não é diferente da missão do Senhor Caitanya Mahaprabhu. Durante 2007 em São Francisco, em 2008 na época do Kartik, próximo ano em Navadwip e depois no Kartik, uma série de encontros dinâmicos e inclusivos foram feitos. Apesar de isso não levar a criação de qualquer coisa estrutural, houve uma mudança permanente na maneira como os devotos se comunicam pela sanga. Há mais abertura, menos medo, e mais doçura. 
Não há “eles” nessa sanga. Em outras palavras, não há outro centro poderoso dirigindo a sanga a não ser Srila Gurudeva. Isto é provavelmente, em parte, uma resposta a experiências previas com sociedades espirituais. Isso é uma função de uma experiência profunda, pessoal e íntima que muitos de nós seguidores de Srila Bhaktivedanta Narayana Maharaja temos. Nós estamos mais agarrados a seus pés de lótus, do que pertencendo a qualquer sociedade, templo ou sanga. 
Conseqüentemente, esta sanga é muito individualística e resiste a qualquer coisa que sente ser muito hierárquica. Isto é uma grande qualidade da sanga. 
Um dos desafios que nós enfrentamos é que a sanga de Gurudeva está espalhada ao redor do mundo e é feita de devotos espalhados aqui e ali, não se concentrado em templos e ao redor, na cidade ou comunidades rurais. 
Srila Gurudeva é muito claro que ele nós quer continuar a missão e aprofundar nossa bhakti através do serviço devocional executado com outros e também com novas pessoas. Ele nos quer co-operando, enfatizando as boas qualidades em todos, e negligenciando os defeitos dos outros. E ele deseja participação de devotos diversificados. Discípulos de Srila Prabhupada Bhaktivedanta Swami Maharaja, de outros Acaryas Gaudiya Vaisnava, sanyasis, mulheres senior, os Gurukulies, todas as gerações de devotos, jovens (homens e mulheres), membros da Bhakti Trust, membros de outras Sociedades & Trusts, de times de seva, todos devotos que executam serviço e tem um desejo em seus corações para continuar a missão de nosso Guru Parampara, eles estão convidados a oferecer e compartilhar sua fortuna de experiência e anos de serviço. 
Srila Gurudeva pediu que nós tivéssemos nosso primeiro encontro na Sri Giridhari Gaudiya Math, Govardhan, na época do Kartik em 2010. No curso dos próximos 7 meses, até o mês de Novembro, discussões informais serão realizadas para nos ajudar a entender e formular como nós executaremos esta importante instrução de nosso Gurudeva. A esse respeito você é muito bem vindo em providenciar sugestões favoráveis. Por favor, envie isso ao seguinte endereço de email: 


bhakti4all@gmail.com 


Depois, pelo final do Kartik nós lhe convidamos a estar presente no nosso primeiro encontro oficial, organizado sob a guia de Srila Gurudeva. Nós queremos lhe informar agora, para que você tenha tempo para fazer seus arranjos de viajem a fim de participar nesse encontro. Quando estivermos se aproximando do Kartik, nós iremos comunicar mais detalhes tais como local de reunião, horários exatos, facilidades e agendas. Nós esperamos que vocês estejam inspirados a virem juntos para servirem Srila Gurudeva; nós esperamos receber suas respostas e questões. 


Nós estamos desenvolvendo várias idéias de como esses encontros devem ser conduzidos. Nós sugerimos que o encontro seja chamado “Uma celebração de serviço”. A idéia é se reunir como um grande grupo de devotos ao invés de dividido em grupos. Claro que os devotos podem organizar-se em outros encontros. É uma grande oportunidade para os devotos compartilharem sobre que serviço eles estão organizando, o que eles tem realizado, o que funciona e o que não funciona, quais são os obstáculos e desafios e como nós podemos ajudar uns aos outros a servir. Há um monte de serviço sendo executado ao redor do mundo e essas experiências, grande ou pequena, são inspiradoras. Ao virmos juntos, conversando e compartilhando abertamente, nós podemos ser inspirados uns pelos outros, aprender uns com os outros, e ajudar uns aos outros. 


Nós também pensamos que é uma época favorável para definir algumas orientações como executar vários serviços. Tudo em Bhakti é sobre como realizar serviço e tal execução de serviço com um coração bem intencionado é sempre um fator primário. Orientações são sempre para facilitar o serviço e não o inverso. O tempo todo nós temos novas pessoas vindo para Srila Gurudeva e isso pode ser uma época oportuna para começar a definir algumas orientações de como servir melhor. 


O humor quando definindo tais orientações não é de controle e hierarquia. É bem o contrário. É sobre os membros de nossa sociedade vindos juntos criar orientações pelo qual todos escolhem servir Gurudeva e o Parampara e então, finalmente a missão do Senhor Caitanya Mahaprabhu. 


Nós esperamos pelo seu retorno e pela sua associação na época do festival de Kartik. 


Aspirando pelo serviço de Sri Guru e Vaisnavas, 
Yasodananda dasa e Brajanath dasa 


Tradução: Ramananda Das

Mensagens dos prabhus Sriman Brajanath e Yasodananda

Mensagem de Brajanath prabhu 

Caro Raghava prabhu e todos os que devotos interessados,

porfavor aceite meus dandavats pranams. Todas as glórias a Sri Guru e Sri Gauranga e todas as glórias a Sri Sri Radha Vinode Bihariji.

A respeito de editar as palavras faladas na entrevista da Sociedade, nós entendemos suas preocupações e aceitamos o fato que muito de vocês tem sérias dúvidas sobreo que aconteceu.

Eu irei compartilhar com vocês que nós estamos mais do quefelizes em manter o nome da Sociedade realmente simples, tanto "BHAKTI", ou "BHAKTI TRUST", ou "BHAKTI TRUST INTERNATIONAL", ou "BHAKTI GROUPS",
mas...Srila Gurudeva quer que nós usemos as palavras "INTERNATIONAL(internacional), PURE BHAKTI (bhakti pura), YOGA, e SOCIETY(sociedade), portanto o nome anunciado "INTERNATIONAL PURE BHAKTI YOGA SOCIETY"(Sociedade internacional de bhakti yoga pura).

O que fazer??? Meu conselho é que alguns devotos usando uma camera de video e um gravador de audio pergunte diretamente de Srila Gurudeva qual é o nome correto. Eu estarei mais do que felizem ajudar a facilitar isto de hoje em diante.
aspirando ao serviço de Sri Guru e Vaisnavas

Brajanath das
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Mensagem de Yasodananda prabhu

Porfavor aceitem minhas humildes reverencias.

Todas as glórias Sri Guru e Sri Gauranga e todas as glórias a Sri Sri Radha Vinode Bihariji.

Nós queriamos um nome da sociedade que todos os devotos pudessem aceitar como legítimo.
Portanto,nós consultamos os devotos do mundo todo e listamos os nomes para algumas poucas opções.

Nós tinhamos que chegar a um nome que pudesse ser registrado. Em outras palavras, se nós iremos ter uma sociedade, nós queriamos um nome que possa ser usado e protegido legalmente e também ter certeza que ninguém poderia nos parar de usar esse nome.

Cinco nomes foram apresentados a Srila Gurudeva baseados nas preferencias dos devotos no mundo todo. O favorito de Srila Gurudeva foi"International Bhakti Yoga Society" (Sociedade internacional de bhakti yoga), mas ele queria acrescentar a palavra"pure" (puro). Isto foi confirmado em um grande encontro antes do parikrama de Navadvipa em 2008.

HareKrsna, Com amor e afeto,

Seuservo,
Yasodananda das

Traduzido por Ramananda Das

domingo, 15 de abril de 2012

POR FAVOR FAÇA PARTE DESSAS DISCUSSÕES




Hare Krsna,
Caros devotos e amigos,

Por favor aceitem nossos dandavats pranams, todas as glórias a Sri Guru e Sri Gauranga e todas as glórias a Sri Sri Radha Vinode Bihariji.
Já faz alguns anos que Srila Gurudeva vêem pedindo que sua sociedade seja apropriadamente estabelecida e estruturada. Ele tem pregado por pelo menos 65 anos, dos quais 14 anos mundialmente, desde 1996, providenciando abrigo e instrução para muitos discípulos de Prabhupada e da ISKCON, bem como seus novos discípulos.
Se pensou muito em como executar esse pedido. Nós temos em mente o fato que em ocasiões prévias quando um Acarya e Guru desaparecem, separações e brigas surgem.
Enquanto que nenhum de nós gosta de pensar de quando Srila Gurudeva não estará mais no planeta, é seu desejo que preparações sejam feitas afim de continuar sua herança para que nós continuemos a servir sua missão efetivamente pelo resto de nossas vidas, e gerações futuras estarão aptas a fazer o mesmo.
Srila Gurudeva repetidamente nos instruiu que “fiquemos juntos”.
Isto é algo que ele geralmente enfatiza.
Ao embarcar nesse processo nós temos em mente os seguintes principios.

Primeiro:
Que a sanga mundial esteja ativamente incluída em formular o design da sociedade. Nada deve ser imposto.
A estrutura irá beneficiar da legitimidade ao discutir primeiramente entre a sanga e incorporar um retorno valioso.

Segundo:
O propósito da estrutura é facilitar o fluxo e crescimento de nossa bhakti. Se alguma coisa não segue esse propósito ou arrisca impedir bhakti, então não é incluído.

Terceiro:
Nós temos um respeito especial pelo serviço e iniciativa local. Nós desejamos evitar demasiado contextos centralizados e autoritários. Seva é executado por devotos inspirados que se juntam como almas de idéias semelhantes para servir Radha-Krsna e Srila Gurudeva. Seva genuino não é  inspirado nas mãos de administração e controle.

Com isso em mente, nós produzimos um primeiro rascunho de uma estrutura. Nós precisamos ser lidos com o dia de hoje em mente, mas também com o contexto de um dia (esperamos que daqui a muitos e muitos anos) quando Srila Gurudeva não estiver mais conosco na sua forma física.
Seus comentários ou sugestões são importantes!
Este rascunho não é nada final. É para seu comentário, ambos positivos e negativos.
Você está convidado a perguntar questões em caso de algo não estar claro ou você querer entender porque nós propormos isto ou aquilo.
Tome parte nessas discussões ; enviando seus comentários
em http://backtobhakti.com/ na caixa de comentários abaixo dessa mensagem.
(Sinta-se livre para revelar sua mente, mas abstenha-se de qualquer Vaisnava aparadha e siga a etiqueta Vaisnava para um resultado em consciência de Krishna.)
Assim que seus comentários vierem, por meio de setembro nós iremos ajustar e atualizar a estrutura do rascunho; mais uma vez nós iremos pedir seus comentários e esperamos apresentar um rascunho final quando nós estivermos durante o Kartik.
Nós humildemente oferecemos isso em nosso serviço a Srila Gurudeva. Nós sabemos somos muito imperfeitos e lhe pedimos que perdoe nossas falhas nesta tarefa.

Hare Krsna, Com amor e afeto.

Seus aspirantes a servos, 
Brajanath das & Yasodananda das






O PRIMEIRO E MAIS AVANÇADO RAMO DA SOCIEDADE:
“O CORAÇÃO”
PRIMEIRA CÂMARA
O Corpo Presidencial
consistindo de:
  • Srila Gurudeva
  • Sripad BV Tirtha Maharaja & Sripad Premananda das Brahmacari
  • Sripad BV Madhava Maharaja & Sripad BV Vana Maharaja & Sripad Rasananda das Brahmacari (Sripad BV Sridhara Maharaj)
SEGUNDA CÂMARA
Consistindo primeiramente de nossos respeitosos Sannyasis e pregadores seniors.
Responsabilidades
  • Ensinar e demonstrar um caráter vaishnava ideal.
  • Cuidar da publicação e distribuição de literaturas transcedentais e hari-katha de maneira organizada
  • Continuação do Kartik, Vraja Mandala Parikrama & Gaura Mandala Parikrama assim como os festivais anuais
(ESTE É O CORAÇÃO DA SOCIEDADE)
SEGUNDO RAMO DA SOCIEDADE:
EQUIPE DE SEVA (SEVA TEAMS)
Consistindo de todos os tipos de Equipe de Seva transcendentais incluindo:
  • Equipe de Seva de publicação de livros
  • Equipe de Seva de centro de pregação e Math
  • Equipe de Seva regional
  • Equipe de Seva ombuds
  • Equipe de Seva distribuição de livros
  • Equipe de Seva comunicação
  • Equipe de Seva educação
  • Equipe de Seva coordenação
  • Equipe de Seva de finanças
  • Seva Team Trust, Etc.
TERCEIRO RAMO DA SOCIEDADE:
CONSELHO CONSULTIVO
Consistindo de Srila Gurudeva, Sannyasis, Vaisnavis seniors e Vaisnavas, bem como representantes de diferentes Equipes de Seva.
Responsabilidades:
  • Aprovar metódos e manuais para nutrir a vida transcedental dos membros da sociedade
  • Marcar e conduzir encontros oficiais durante Kartika and Gaura Purnima
POR FAVOR FAÇA PARTE DESSAS DISCUSSÕES
Envie-nos seu retorno e sugestões!
Muita gratidão a Premananda prabhu da Italia por usar essa imagem no banner acima.

Tradução: Ramananda Das