segunda-feira, 23 de abril de 2012

Entrevista com Srila Gurudeva sobre a Sociedade Internacional de Bhakti Yoga Pura



Yasoda-nandana dasa: Gurudeva, no nosso encontro da Bhakti Trust você me perguntou, “Onde está a Sociedade?”. Nós estamos trabalhando para ter a sociedade funcionando, e nós queremos ter uma entrevista com você na página principal do website da nossa Sociedade. Desta maneira as pessoas vão entender melhor o que é a Sociedade.
(Para todos os devotos) Eu estou perguntando a Srila Gurudeva algumas questões, no Brasil, em 15 de Janeiro, sobre a Sociedade Internacional Bhakti Yoga Pura que ele nos ordenou a criar. [Estavam presentes Sripad Madhava Maharaja, Brajanath dasa, Yasodanandana dasa, Syamarani dasi, Ananga Mohini dasi e Vasanti dasi].
(Para Srila Narayana Gosvami Maharaja) Gurudeva, você quer que haja uma sociedade, e se sim, porque?

Srila Narayana Gosvami Maharaja: Eu quero que tudo que esteja acontecendo agora continue depois de mim, tais como a distribuição dos meus livros e minha pregação pelos sannyasis e outros. A pregação de nossos sannyasis é o fator principal. Eles devem se encontrar e decidir quem vai aonde. Pois senão, eles irão acabar em um mesmo lugar ao mesmo tempo. Também, meu Navadvipa parikrama e Vraja-mandala parikrama devem acontecer como de costume. Para todo esses propósitos deve haver uma Sociedade.

Yasodanadana dasa: Você me pediu para estabelecer a Sociedade. Porque a Sociedade, Gurudeva?

Srila Narayana Gosvami Maharaja: Se não há sociedade, todos irão se separar. Eles irão se espalhar; não haverá controle.
Nos encontros, mesmo que sejamos doze membros, todos os sannyasis devem comparecer. Eles são o fator principal e deve-se dar respeito a eles.

Yasodanandana dasa: Qual é o papel que você vê que a Sociedade tem na missão do Senhor Caitanya?

Srila Narayana Gosvami Maharaja: Nós estamos pregando a vida e filosofia de Sri Caitanya Mahaprabhu em todos os lugares. Nós estamos publicando muitos livros.

Yasodanandana dasa:
Depois de um parecer dos devotos, e da sua intervenção, foi decidido o nome Sociedade Internacional Bhakti Yoga Pura (International Pure Bhakti Yoga Society), a ser conhecida como Sociedade Bhakti Yoga Pura para abreviar. Você pode confirmar que este é o seu desejo?

Srila Narayana Gosvami Maharaja: Sim. Assim como ISKCON, IPBYS. Isto deve ser pregado em todos os lugares. Todos devem saber que nós somos a Sociedade Internacional Bhakti Yoga Pura.

Yasodanandana dasa:
Você está feliz com este nome?

Srila Narayana Gosvami Maharaja: Sim, muito feliz. Eu acho que você não está feliz com este nome.

Yasodanandana dasa:
Eu estou feliz porque é o desejo da maioria dos devotos e o seu. Eu somente queria confirmar com você em vídeo, porque diferentes devotos tem idéias diferentes. Eu estou feliz porque você está feliz. Como você deseja que os devotos sirvam a Sociedade?

Srila Narayana Gosvami Maharaja: Tal como eu estou fazendo – pregando em todos os lugares, publicando livros, e distribuindo livros. Como Syamarani dedicou sua vida a mim, pregando em todos os lugares, editando meus livros.

Brajanath dasa: No último ano em Miami, você teve conversas com Mahabuddhi prabhu e Padmanabha Maharaja. Mahabuddhi prabhu lhe perguntou como sua missão irá continuar no futuro. Você respondeu que todos os pregadores, especialmente sannyasis devem ser ideais - trnad api sunicena – não ter interesses para si mesmos, e então facilmente será continuado.

Srila Narayana Gosvami Maharaja: Honrando uns aos outros.

Yasodanandana dasa:
Obrigado, Gurudeva.

Srila Narayana Gosvami Maharaja: Obrigado. Obrigado a Ananga Mohini por dar a inspiração para perguntar todas as questões. Se ela estiver presente onde estiver acontecendo o encontro, ela também deve ser chamada ao encontro.

Yasodanandana dasa:
Sim, boa.

Srila Narayana Gosvami Maharaja: Syamarani é uma pregadora, ela também deve ser chamada.

Yasodanandana dasa: Bom. Nós precisamos algumas mulheres fortes nos encontros.

Srila Narayana Gosvami Maharaja:
Pelo menos uma.

Ananga Mohini dasi: Para você, como as senhoras podem participar na Sociedade?

Srila Narayana Gosvami Maharaja: Eles irão lhe chamar, e você deve sentar nas reuniões. Se houver alguma coisa relevante para falar, você deve falar; tal como nós chamamos Syamarani para que fale.

Tradução: Ramananda Das

Bhaktivedanta Trust International - BTI

Bhaktivedanta Trust International - BTI 
Queridos devotos, Houston 5 de abril de 2010. 


Por favor, aceite nossos dandavats pranams, todas as glórias a Sri Guru e Sri Gauranga e todas as glórias a Sri Sri Radha Vinode Bihariji 


Em 8 de Fevereiro de 2010, Srila Gurudeva estava em Mauritius; ele falou com Sripad BV Madhava Maharaja e com Brajanath dasa; Acyutananda Brahmachari também estava presente. Gurudeva deu uma ordem clara para ser aceita como uma resolução pela Bhaktivedanta Trust 
International. Ele instruiu que duas vezes ao ano, na época do Kartik e na época de Sri Gaura Janma Mahotsava, haverá encontros envolvendo todos os sannyasis e todos os devotos que são responsáveis pela administração de nossos Maths, centros de pregação, e times de seva. 


Aqui estão as palavras exatas da resolução: 
“Queridos membros! Minha deliberação é como segue: 
Na minha ausência, qualquer decisão importante e final é para ser feita em um encontro combinado, incluindo todos os Sanyasis, comandantes de Math, e eminentes chefes de família pregadores. Este encontro será convocado duas vezes ao ano durante Sri Gaura Janma Mahotsava e no mês de Kartik na época do Sri Vraja Mandala Parikrama.? 
A ordem de Srila Gurudeva se manifestou espontaneamente e não foi em resposta para a questão, idéia, ou sugestão, de alguém, nem estava no contexto da discussão geral. Ele enfatizou que era o desejo de Srila Bhaktivinode Thakur, Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakur Prabhupada, e Srila Bhaktivedanta Swami Maharaja, que a pregação deveria acontecer de uma maneira organizada. Tal como eles aconselharam a formar um corpo administrativo para fazer decisões maiores relacionadas em espalhar e praticar a mensagem de bhakti pura, nós queremos seguir esse mesmo conceito; 


Repetidamente no curso dos catorze anos das viagens mundiais de Gurudeva, ele expressou a necessidade para os devotos co-operarem. Ele nós quer servindo juntos e continuar sua missão, que não é diferente da missão do Senhor Caitanya Mahaprabhu. Durante 2007 em São Francisco, em 2008 na época do Kartik, próximo ano em Navadwip e depois no Kartik, uma série de encontros dinâmicos e inclusivos foram feitos. Apesar de isso não levar a criação de qualquer coisa estrutural, houve uma mudança permanente na maneira como os devotos se comunicam pela sanga. Há mais abertura, menos medo, e mais doçura. 
Não há “eles” nessa sanga. Em outras palavras, não há outro centro poderoso dirigindo a sanga a não ser Srila Gurudeva. Isto é provavelmente, em parte, uma resposta a experiências previas com sociedades espirituais. Isso é uma função de uma experiência profunda, pessoal e íntima que muitos de nós seguidores de Srila Bhaktivedanta Narayana Maharaja temos. Nós estamos mais agarrados a seus pés de lótus, do que pertencendo a qualquer sociedade, templo ou sanga. 
Conseqüentemente, esta sanga é muito individualística e resiste a qualquer coisa que sente ser muito hierárquica. Isto é uma grande qualidade da sanga. 
Um dos desafios que nós enfrentamos é que a sanga de Gurudeva está espalhada ao redor do mundo e é feita de devotos espalhados aqui e ali, não se concentrado em templos e ao redor, na cidade ou comunidades rurais. 
Srila Gurudeva é muito claro que ele nós quer continuar a missão e aprofundar nossa bhakti através do serviço devocional executado com outros e também com novas pessoas. Ele nos quer co-operando, enfatizando as boas qualidades em todos, e negligenciando os defeitos dos outros. E ele deseja participação de devotos diversificados. Discípulos de Srila Prabhupada Bhaktivedanta Swami Maharaja, de outros Acaryas Gaudiya Vaisnava, sanyasis, mulheres senior, os Gurukulies, todas as gerações de devotos, jovens (homens e mulheres), membros da Bhakti Trust, membros de outras Sociedades & Trusts, de times de seva, todos devotos que executam serviço e tem um desejo em seus corações para continuar a missão de nosso Guru Parampara, eles estão convidados a oferecer e compartilhar sua fortuna de experiência e anos de serviço. 
Srila Gurudeva pediu que nós tivéssemos nosso primeiro encontro na Sri Giridhari Gaudiya Math, Govardhan, na época do Kartik em 2010. No curso dos próximos 7 meses, até o mês de Novembro, discussões informais serão realizadas para nos ajudar a entender e formular como nós executaremos esta importante instrução de nosso Gurudeva. A esse respeito você é muito bem vindo em providenciar sugestões favoráveis. Por favor, envie isso ao seguinte endereço de email: 


bhakti4all@gmail.com 


Depois, pelo final do Kartik nós lhe convidamos a estar presente no nosso primeiro encontro oficial, organizado sob a guia de Srila Gurudeva. Nós queremos lhe informar agora, para que você tenha tempo para fazer seus arranjos de viajem a fim de participar nesse encontro. Quando estivermos se aproximando do Kartik, nós iremos comunicar mais detalhes tais como local de reunião, horários exatos, facilidades e agendas. Nós esperamos que vocês estejam inspirados a virem juntos para servirem Srila Gurudeva; nós esperamos receber suas respostas e questões. 


Nós estamos desenvolvendo várias idéias de como esses encontros devem ser conduzidos. Nós sugerimos que o encontro seja chamado “Uma celebração de serviço”. A idéia é se reunir como um grande grupo de devotos ao invés de dividido em grupos. Claro que os devotos podem organizar-se em outros encontros. É uma grande oportunidade para os devotos compartilharem sobre que serviço eles estão organizando, o que eles tem realizado, o que funciona e o que não funciona, quais são os obstáculos e desafios e como nós podemos ajudar uns aos outros a servir. Há um monte de serviço sendo executado ao redor do mundo e essas experiências, grande ou pequena, são inspiradoras. Ao virmos juntos, conversando e compartilhando abertamente, nós podemos ser inspirados uns pelos outros, aprender uns com os outros, e ajudar uns aos outros. 


Nós também pensamos que é uma época favorável para definir algumas orientações como executar vários serviços. Tudo em Bhakti é sobre como realizar serviço e tal execução de serviço com um coração bem intencionado é sempre um fator primário. Orientações são sempre para facilitar o serviço e não o inverso. O tempo todo nós temos novas pessoas vindo para Srila Gurudeva e isso pode ser uma época oportuna para começar a definir algumas orientações de como servir melhor. 


O humor quando definindo tais orientações não é de controle e hierarquia. É bem o contrário. É sobre os membros de nossa sociedade vindos juntos criar orientações pelo qual todos escolhem servir Gurudeva e o Parampara e então, finalmente a missão do Senhor Caitanya Mahaprabhu. 


Nós esperamos pelo seu retorno e pela sua associação na época do festival de Kartik. 


Aspirando pelo serviço de Sri Guru e Vaisnavas, 
Yasodananda dasa e Brajanath dasa 


Tradução: Ramananda Das

Mensagens dos prabhus Sriman Brajanath e Yasodananda

Mensagem de Brajanath prabhu 

Caro Raghava prabhu e todos os que devotos interessados,

porfavor aceite meus dandavats pranams. Todas as glórias a Sri Guru e Sri Gauranga e todas as glórias a Sri Sri Radha Vinode Bihariji.

A respeito de editar as palavras faladas na entrevista da Sociedade, nós entendemos suas preocupações e aceitamos o fato que muito de vocês tem sérias dúvidas sobreo que aconteceu.

Eu irei compartilhar com vocês que nós estamos mais do quefelizes em manter o nome da Sociedade realmente simples, tanto "BHAKTI", ou "BHAKTI TRUST", ou "BHAKTI TRUST INTERNATIONAL", ou "BHAKTI GROUPS",
mas...Srila Gurudeva quer que nós usemos as palavras "INTERNATIONAL(internacional), PURE BHAKTI (bhakti pura), YOGA, e SOCIETY(sociedade), portanto o nome anunciado "INTERNATIONAL PURE BHAKTI YOGA SOCIETY"(Sociedade internacional de bhakti yoga pura).

O que fazer??? Meu conselho é que alguns devotos usando uma camera de video e um gravador de audio pergunte diretamente de Srila Gurudeva qual é o nome correto. Eu estarei mais do que felizem ajudar a facilitar isto de hoje em diante.
aspirando ao serviço de Sri Guru e Vaisnavas

Brajanath das
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Mensagem de Yasodananda prabhu

Porfavor aceitem minhas humildes reverencias.

Todas as glórias Sri Guru e Sri Gauranga e todas as glórias a Sri Sri Radha Vinode Bihariji.

Nós queriamos um nome da sociedade que todos os devotos pudessem aceitar como legítimo.
Portanto,nós consultamos os devotos do mundo todo e listamos os nomes para algumas poucas opções.

Nós tinhamos que chegar a um nome que pudesse ser registrado. Em outras palavras, se nós iremos ter uma sociedade, nós queriamos um nome que possa ser usado e protegido legalmente e também ter certeza que ninguém poderia nos parar de usar esse nome.

Cinco nomes foram apresentados a Srila Gurudeva baseados nas preferencias dos devotos no mundo todo. O favorito de Srila Gurudeva foi"International Bhakti Yoga Society" (Sociedade internacional de bhakti yoga), mas ele queria acrescentar a palavra"pure" (puro). Isto foi confirmado em um grande encontro antes do parikrama de Navadvipa em 2008.

HareKrsna, Com amor e afeto,

Seuservo,
Yasodananda das

Traduzido por Ramananda Das

domingo, 15 de abril de 2012

POR FAVOR FAÇA PARTE DESSAS DISCUSSÕES




Hare Krsna,
Caros devotos e amigos,

Por favor aceitem nossos dandavats pranams, todas as glórias a Sri Guru e Sri Gauranga e todas as glórias a Sri Sri Radha Vinode Bihariji.
Já faz alguns anos que Srila Gurudeva vêem pedindo que sua sociedade seja apropriadamente estabelecida e estruturada. Ele tem pregado por pelo menos 65 anos, dos quais 14 anos mundialmente, desde 1996, providenciando abrigo e instrução para muitos discípulos de Prabhupada e da ISKCON, bem como seus novos discípulos.
Se pensou muito em como executar esse pedido. Nós temos em mente o fato que em ocasiões prévias quando um Acarya e Guru desaparecem, separações e brigas surgem.
Enquanto que nenhum de nós gosta de pensar de quando Srila Gurudeva não estará mais no planeta, é seu desejo que preparações sejam feitas afim de continuar sua herança para que nós continuemos a servir sua missão efetivamente pelo resto de nossas vidas, e gerações futuras estarão aptas a fazer o mesmo.
Srila Gurudeva repetidamente nos instruiu que “fiquemos juntos”.
Isto é algo que ele geralmente enfatiza.
Ao embarcar nesse processo nós temos em mente os seguintes principios.

Primeiro:
Que a sanga mundial esteja ativamente incluída em formular o design da sociedade. Nada deve ser imposto.
A estrutura irá beneficiar da legitimidade ao discutir primeiramente entre a sanga e incorporar um retorno valioso.

Segundo:
O propósito da estrutura é facilitar o fluxo e crescimento de nossa bhakti. Se alguma coisa não segue esse propósito ou arrisca impedir bhakti, então não é incluído.

Terceiro:
Nós temos um respeito especial pelo serviço e iniciativa local. Nós desejamos evitar demasiado contextos centralizados e autoritários. Seva é executado por devotos inspirados que se juntam como almas de idéias semelhantes para servir Radha-Krsna e Srila Gurudeva. Seva genuino não é  inspirado nas mãos de administração e controle.

Com isso em mente, nós produzimos um primeiro rascunho de uma estrutura. Nós precisamos ser lidos com o dia de hoje em mente, mas também com o contexto de um dia (esperamos que daqui a muitos e muitos anos) quando Srila Gurudeva não estiver mais conosco na sua forma física.
Seus comentários ou sugestões são importantes!
Este rascunho não é nada final. É para seu comentário, ambos positivos e negativos.
Você está convidado a perguntar questões em caso de algo não estar claro ou você querer entender porque nós propormos isto ou aquilo.
Tome parte nessas discussões ; enviando seus comentários
em http://backtobhakti.com/ na caixa de comentários abaixo dessa mensagem.
(Sinta-se livre para revelar sua mente, mas abstenha-se de qualquer Vaisnava aparadha e siga a etiqueta Vaisnava para um resultado em consciência de Krishna.)
Assim que seus comentários vierem, por meio de setembro nós iremos ajustar e atualizar a estrutura do rascunho; mais uma vez nós iremos pedir seus comentários e esperamos apresentar um rascunho final quando nós estivermos durante o Kartik.
Nós humildemente oferecemos isso em nosso serviço a Srila Gurudeva. Nós sabemos somos muito imperfeitos e lhe pedimos que perdoe nossas falhas nesta tarefa.

Hare Krsna, Com amor e afeto.

Seus aspirantes a servos, 
Brajanath das & Yasodananda das






O PRIMEIRO E MAIS AVANÇADO RAMO DA SOCIEDADE:
“O CORAÇÃO”
PRIMEIRA CÂMARA
O Corpo Presidencial
consistindo de:
  • Srila Gurudeva
  • Sripad BV Tirtha Maharaja & Sripad Premananda das Brahmacari
  • Sripad BV Madhava Maharaja & Sripad BV Vana Maharaja & Sripad Rasananda das Brahmacari (Sripad BV Sridhara Maharaj)
SEGUNDA CÂMARA
Consistindo primeiramente de nossos respeitosos Sannyasis e pregadores seniors.
Responsabilidades
  • Ensinar e demonstrar um caráter vaishnava ideal.
  • Cuidar da publicação e distribuição de literaturas transcedentais e hari-katha de maneira organizada
  • Continuação do Kartik, Vraja Mandala Parikrama & Gaura Mandala Parikrama assim como os festivais anuais
(ESTE É O CORAÇÃO DA SOCIEDADE)
SEGUNDO RAMO DA SOCIEDADE:
EQUIPE DE SEVA (SEVA TEAMS)
Consistindo de todos os tipos de Equipe de Seva transcendentais incluindo:
  • Equipe de Seva de publicação de livros
  • Equipe de Seva de centro de pregação e Math
  • Equipe de Seva regional
  • Equipe de Seva ombuds
  • Equipe de Seva distribuição de livros
  • Equipe de Seva comunicação
  • Equipe de Seva educação
  • Equipe de Seva coordenação
  • Equipe de Seva de finanças
  • Seva Team Trust, Etc.
TERCEIRO RAMO DA SOCIEDADE:
CONSELHO CONSULTIVO
Consistindo de Srila Gurudeva, Sannyasis, Vaisnavis seniors e Vaisnavas, bem como representantes de diferentes Equipes de Seva.
Responsabilidades:
  • Aprovar metódos e manuais para nutrir a vida transcedental dos membros da sociedade
  • Marcar e conduzir encontros oficiais durante Kartika and Gaura Purnima
POR FAVOR FAÇA PARTE DESSAS DISCUSSÕES
Envie-nos seu retorno e sugestões!
Muita gratidão a Premananda prabhu da Italia por usar essa imagem no banner acima.

Tradução: Ramananda Das